quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Gimp - As novas funcionalidades do Gimp 2.8

;
Todo mundo falando de Blender 2.5... pra cá.... Blender 2.5 pra lá... mas acabaram esquecendo que virá as novas versões do Gimp e Inkscape. E encontrei um texto traduzido livremente por Eduardo Bonfandini, falando sobre as novas funcionalides do Gimp 2.8, baseado no conteúdo do site http://www.gimpusers.com/tutorials/gimp-2-8-new-features.html

Finalmente: grupos de camadas
Agora é possível agrupar camadas em pastas. Você pode mostrar/esconder todas camadas de um grupo de uma só vez e será possível criar leiates complexos sem ficar perdido. O comportamento básico continua funcionando muito bem.


Novo: Rotação de pincéis e proporção

Finalmente, você pode rotacionar pinceís a sua vontade. Muito útil especialemente para desenhista e pintores.

A ferramenta permite mudar a escala e proporção nos eixos horizontal/vertical.


Pincéis dinâmicos
foram extendidos para suportar rotação, inclinação ( angle ) e proporção.


Novo e útil: recursos com tag
Todo tipo de recursos (pincéis, fonts, padrões, gradientes, etc) pode ganhar uma “tag” agora. Então você pode filtrar recursos por estas tags, assim pode administrar uma grande quantidade de recursos facilmente.


FINALMENTE: edição On-canvas (na tela):
Escreva seu texto diretamente na tela ( não precisa mais de janela de digitação, apesar de você ainda poder utiliza-la, se quiser).Também foram aumentadas as funcionalidades de fontes.AInda é não possível formatar algumas palavras no texto (somente o bloco todo).

Para editar o bloco de texto novamente, primeiro você deve clicar na camada na janela de camadas. Então usar a ferramenta de texto e clicar no texto existente.


Caminho do texto
foi movido para o menu de contexto:


Agora é possível fazer calcular em campos de texto. Por exemplo, você pode reescalar uma imagem usando “2*100px+1in”. Este valor será convertido para a unidade requerida (no caso 272 px).

Novo gradiente padrão
liberado: um gradiente “duro” entre a cor da frente e de fundo.


Modos de camada são agrupados por contexto
para uso facilitado. Por exemplo, todos modos de escurecer/clarear a imagem estão arranjados em conjunto agora.


Completamente diferente: Exportando para outros formatos como JPEG ou PNG não é mais possível via Arquivo / Salvar, mas via Arquivo / Exportar

Arquivo / Salvar é somente usado para salvar imagens no formato nativo do GIMP “.xcf” (ou .xcf.gz, .xcf.bz2 para arquivos compactados).

Se você quiser criar um JPEG, PNG, TIFF etc. , você precisar usar Arquivo / Exportar. Este novo comportamente melhora desempenho disperdiçado em dialogos ( a dica que a imagem deve ser reduzida para uma camada por exemplo).

Exporte rapidamente para JPEG/PNG sem especificar opções o tempo todo Abaixo da opção Exportar do menu, você pode encontrar um Exportar Rápido que você pode usar para exportar a imagem atual sem ter que preencher todas as opções do formato o tempo todo.

Tabela de Cores: exporta para CSS, PHP, Java, Python ou texto plano
Você pode exportar valores de cores para vários formatos. Se escolher PHP, Python or Java, as cores são declaradas como variáveis. Para CSS, classes sem nome serão criadas e, no caso de texto puro, os arquivos irão conter a lista de códigos em hexa.

Camadas em Vetores deveria ser integrado desde 2006, mas agora as chances de isto acontecer são maiores.
Customização da janela de ferramentas é possível via Editar / Opções de Diálogo . Ferramentas podem ser sortiadas ou removidas completamente.


Hotkeys:
Novo: Alt(+Shift)+click = Alpha de camada
Novo Ctrl+Shift+E = Arquivo exportar
Novo: Ctrl+E: exportar rápido
Modificado: Ctrl+Shift+R = redimensiona o tamanho da tela de desenho
Modificado: Ctrl+R = redimensiona janela para tamanho do desenho
Outras mudanças:
- Limites da tela agora são “magneticos”
- Suporte para JPEG2000
- Suporte para importação de 16 bit RAW
A GEGL library agora é responsável por modos de camada e a mistura de camadas para a imagem resultanteAs mais importantes funções da GEGL estão integradas ao GIMP. Isso irá permitir grande novas funcionalidades em versões futuras, mas não antes de 2010.
Modificações na GUI (Interface com usuário)
- Quando a janela é maximizada, as ferramentas e outras janelas não são mais mostradas.
- O botão de fechar (X acima direita) não fecha mais todas aplicação, mas somente a tela de ferramentas. GIMP é fechado quadno a última imagem for fechada, ou você selecione Arquivo/Sair.


Nenhum comentário:

Postar um comentário